quarta-feira, 21 de março de 2007

Simone Pereira de Sá

Contato: sibonei@terra.com.br
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Mídia da Universidade Federal Fluminense desde o ano de 1999.

Desenvolvo pesquisa sobre as cenas de música eletrônica no Brasil desde 2002 (com o apoio do CNPq). Sociabilidade, estética e entretenimento na cibercultura, com ênfase nas práticas musicais e nos games e narrativas digitais; reconfigurações da indústria fonográfica, comunidades virtuais e construção de gêneros musicais no Brasil são os temas principais de artigos mais recentes, assim como temáticas de trabalhos que oriento.

Pesquisa anterior, sobre o universo das comunidades virtuais ligadas à música e ao Carnaval Carioca, foi publicada como livro intitulado "O Samba em rede - Comunidades Virtuais, Dinâmicas Identitárias e Carnaval carioca" (Rio de Janeiro, E-Papers, 2005).

Publiquei ainda "Baiana Internacional – As mediações culturais de Carmen Miranda – Rio de Janeiro, MIS Editorial, 2002) – que aborda o universo musical do Rio de Janeiro dos anos de 1930, com foco no papel da cantora Carmen Miranda. A construção da identidade nacional através da música, a importância da indústria do entretenimento na criação do mito da "Baiana Internacional" e a trajetória da cantora do Rio de Janeiro a Hollywood são os temas centrais deste trabalho, com o qual doutorei-me pela Escola de Comunicação da UFRJ.

Trabalhos recentes:

SÁ, Simone Pereira de - "Funk Carioca – Música popular eletrônica brasileira". Trabalho para o GT de Cultura do Entretenimento – XVI Encontro da COMPÓS – Curitiba – junho de 2007

SÁ, Simone Pereira de - "Quem media a cultura do shuffle? Cibercultura, mídias e cenas musicais" - In: Revista Sessões do Imaginário. Faculdade de Comunicação Social, PUC-RS – Porto Alegre – Ano IX – Número 15 – julho de 2006

SÁ, Simone Pereira de - "A música na era de sua reprodutibilidade técnica" – E-COMPÓS, agosto de 2006

Exibir o Currículo Lattes deste pesquisador

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR AO BLOG