sábado, 7 de novembro de 2009

Henrique Ramos Reichelt

Contato: henrique.reichelt@yahoo.com.br

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, é bolsista REUNI / CAPES, cursou Master I em Sociologia, Arte, Cultura e Mediações Técnicas pela Universidade Pierre Mendès France (Grenoble II), na França. Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Desenvolve pesquisa ligada a reconfiguração da indústria fonográfica e entretenimento digital pela linha Novas Tecnologias da Comunicação e Informação sob a orientação de Dra Simone Pereira de Sá.

Pesquisa: EXPERIÊNCIAS DO BUSINESS MUSICAL: a reconfiguração da indústria do entretenimento e as novas estratégias da empresa Trama


Áreas de interesse: Música e Entretenimento, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Consumo Cultural, Cibercultura, economia política da comunicação.

Resumo: As novas características do business musical parecem seguir um caminho que congrega várias estratégias. Verifica-se a diversificação de mídias e suportes assim como a inclusão de novos produtos para ampliar as chances de lucro e dar conta da emergência de nichos de mercados cada vez mais detalhados. No âmbito nacional, a gravadora Trama destacou-se no campo fonográfico por colocar em prática um novo modelo de financiamento e por explorar o processo de convergência como aliado. O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as reconfigurações do business musical em relação ao setor do entretenimento através do estudo de caso das estratégias postas em prática pela empresa Trama.