domingo, 30 de agosto de 2009

Ariane Diniz Holzbach

Contato: aridiniz@gmail.com

Doutoranda e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco. Tenho experiência nas áreas de jornalismo impresso e televisão, já desenvolvi pesquisa em Linguística, Estudos Culturais e Comunicação e Política.

Atualmente, desenvolvo pesquisa em audiovisual, especialmente videoclipe, música popular massiva e novas tecnologias. Sou secretária executiva da revista Contracampo, do PPGCOM-UFF, e editora-chefe do Clipestesia (www.clipestesia.com.br), projeto que existe há dois anos e é feito em parceria com graduandos dos cursos de Estudos Culturais e Mídia, Jornalismo e Produção Cultural, da UFF.

Pesquisa: A Reconfiguração do Videoclipe Brasileiro na Contemporaneidade

Resumo:
A pesquisa discute a importância do videoclipe brasileiro como produto cultural e as reconfigurações por que vem passando nos últimos anos. O trabalho faz uma ampla discussão em torno de quatro aspectos relacionados a esse produto midiático: estético, no que concerne às características estruturais do videoclipe, cultural, ou seja, relacionado à formação de identidades para o rock brasileiro e para o artista em particular, tecnológico, no que diz respeito principalmente à mudança de formato que o gênero vem sofrendo, da televisão para o computador, e de economia política, no que concerne à análise do papel do programa Fantástico e do canal MTV Brasil no desenvolvimento da identidade do BRock.