domingo, 30 de agosto de 2009

Beatriz Brandão Polivanov

Contato: beatriz.polivanov@yahoo.com.br


Formação: Graduada em Letras, na habilitação Português-Inglês (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2005. Mestre pelo Programa de Pos-Graduacao em Comunicacao Social da Universidade Federal Fluminense, com dissertação intitulada "Rádios comunitárias: conflitos e negociações na configuração de redes de poder e identidades sociais". Atualmente é doutoranda no mesmo ppgcom, desenvolvendo pesquisa sobre consumo, redes sociais e identidade na cena da música eletrônica brasileira.

Pesquisa:

Título: Ser, parecer e publicar: a cena da música eletrônica e a auto-produção em sites de redes sociais.


Resumo:
Valendo-se do pressuposto de que o consumo tornou-se central na alta modernidade, sendo o campo cultural por excelência onde se encerram conflitos e negociações na configuração e constante reconfiguração de identidades e relações sociais fluidas, e tendo em vista o papel de destaque que os chamados sites de redes sociais adquiriram principalmente a partir dos anos 2000, este trabalho pretende discutir como são construídas as identidades de jovens brasileiros ligados à cena da música eletrônica, através do mapeamento netnográfico de como são apropriados os sites Orkut e Facebook, pensando de que maneira os sujeitos em questão se auto-representam no ciberespaço. Neste sentido, esperamos compreender como produtos massivos da indústria cultural se convertem em capital simbólico para a construção do self.

Áreas de interesse: Antropologia do Consumo, Cultura de Massa, Música e Entretenimento, Tecnologias da Comunicação e da Informação.

Principais trabalhos:

POLIVANOV, Beatriz. "Atrevidas e atrevidos: usos e apropriações da mídia por adolescentes na cultura do consumo". In: V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (V ENECULT), Mesa coordenada: Narrativas e representações midiáticas: múltiplas formas de produção e consumo de si e do outro na cultura contemporânea, Salvador, 2009.

POLIVANOV, Beatriz. Rádios comunitárias: conflitos e negociações na configuração de redes de poder e identidades sociais. Dissertação de Mestrado. Orientação: Ana Lucia Enne. Universidade Federal Fluminense, 2008.

POLIVANOV, Beatriz. "Legalidade e as radcom: perspectivas macro e micro de construções identitárias". In: III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2008, Rio de Janeiro. Trabalhos do III Coneco, 2008.

POLIVANOV, Beatriz. "A busca pela legalização: conflitos e negociações entre o Ministério das Comunicações e as rádios comunitárias". In: Actas das II Jornadas Internacionais de Jornalismo. Porto, 2007, p. 516-531.

POLIVANOV, Beatriz. "Novos Rumos e Onda Livre: conflitos e negociações na busca pela legalização das rádios comunitárias". In: II Compolítica - Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Política, 2007, Belo Horizonte. Anais do II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2007.

POLIVANOV, Beatriz B. “Literary Texts and High School Students: A Possible Relation?”. In: ZYNGIER, S., CHESNOKOVA, A. & VIANA, V. (Eds.). Acting and Connecting - Cultural Approches to Language and Literature. Berlin, Lit Verlag, 2007, pp. 85-99.

MENEZES, Danielle & POLIVANOV, Beatriz. “Hábitos, preferências e freqüência de leitura: uma investigação empírica do perfil de leitores universitários”. In: Venturas & Desventuras. Rio de Janeiro, UFRJ, 2005, p. 99-119.


Exibir o currículo Lattes desta Pesquisadora.